quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Portal do servidor vai disponibilizar validador de contracheques

expr:id='"post-body-" + data:post.id' itemprop='description articleBody'>
A partir de setembro estará disponível, no Portal do Servidor, um sistema validador dos contracheques para uso dos funcionários do Governo de Minas. A medida serve para garantir a veracidade das informações contidas na versão eletrônica do documento. Desde novembro de 2011, o Governo de Minas deixou de imprimir os contracheques e passou a disponibilizar o documento por meio do Portal do Servidor, dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet.

Segundo a assessora da Superintendência Central de Administração de Pessoal (SCAP), Thaíse Vilaça, “depois que eliminamos o contracheque de papel, muitos ainda necessitam imprimir e apresentá-lo aos lojistas e empresas financeiras para aquisição de crédito. O problema é que nem sempre os estabelecimentos aceitam os demonstrativos por receio de fraudes”, disse Thaíse. “O próprio concedente de crédito ou lojista poderá, então, a partir do documento apresentado pelo servidor, consultar a veracidade destes dados no Portal do Servidor”.

Além disso, o Portal do Servidor passa a oferecer a opção de imprimir ou salvar o documento em formato PDF. “Essa medida é importante, pois o servidor pode salvar todos os contracheques ou imprimi-los, se achar necessário”, explica Thaíse.

Fim do contracheque de papel

A medida foi adotada por três motivos: sustentabilidade, segurança e economia para os cofres públicos. A sustentabilidade é a base da iniciativa. Com o fim da emissão de cerca de 500 mil contracheques, todo mês, o Governo deixará de gastar 250 mil folhas de papel A4, o que equivale a 500 pacotes deste padrão, com 2,33Kg cada.

Outros órgãos públicos, como as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem e também o INSS, além de inúmeras empresas da iniciativa privada no país já adotaram a medida.


Fonte: Portal do Servidor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário