A polícia prendeu, na manhã desta terça-feira (15), o delegado João Maurício Penna Lamounier, suspeito de cometer crimes contra a administração pública enquanto estava de serviço em Belo Horizonte. O homem foi detido em uma casa, no bairro Cruzeiro, região centro-sul da capital mineira.
Conforme o delegado Corregedor Luiz Flávio Cortat, Lamounier estava sendo investigado há cerca de três meses e foi detido após a Justiça liberar, na tarde desta segunda-feira (14), um mandado de prisão preventiva contra o delegado, que não era titular de nenhuma delegacia e trabalhava em plantões da Polícia Civil (PC).
Ainda de acordo com Cortat, entre os crimes dos quais o suspeito está sendo investigado estão suspeitas de corrupção ativa e peculato [roubo ou desvio de dinheiro praticado por um funcionário público]. Apesar da cautela ao tratar das irregularidades que Lamounier pode ter cometido, o corregedor afirma que há indícios suficientes de que ele realmente tenha sido o responsável pelos crimes durante os plantões em que estava de serviço.
— Nenhum juiz decreta a prisão de um delegado sem provas. Então, temos provas robustas que indicam a prática destes crimes enquanto ele estava no plantão.
Lamounier foi levado para a corregedoria, mas não prestou depoimento na tarde desta terça-feira (15). Segundo Cortat, foram feitos apenas procedimentos burocráticos e a oitiva do suspeito deve acontecer ainda esta semana. Outras testemunhas que podem confirmar as investigações da polícia também serão ouvidas.
Além da prisão do delegado, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão que terminou com a apreensão de um carro. Lamounier foi levado para a Casa de Detenção do Policial Civil, no bairro Horto, região leste de Belo Horizonte, onde ficará à disposição da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário