O segundo quadrimestre de 2012 apresentou redução de 8,49% no total de homicídios registrados em Minas Gerais na comparação com os quatro primeiros meses deste ano. Entre janeiro e abril foram contabilizadas 1.297 mortes no Estado, contra 1.187 no período de maio a agosto. Na comparação com o ano passado, o segundo quadrimestre de 2012 também é 7,06% menor: foram 1.284 homicídios neste mesmo período do ano passado.
Na avaliação da Região Metropolitana, nas 40 cidades que compõem as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps)1, 2 e 3, a queda é ainda maior, chegando a 13,59%. Nas Risps 1, 2 e 3 foram 611 registros de homicídios consumados entre janeiro a abril deste ano, contra 528 de maio a agosto.
Apesar do aumento nos índices de agosto, divulgados nesta sexta-feira (28.09) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), na comparação com o mês anterior a avaliação dos gráficos dos registros de Minas Gerais e da Região Metropolitana (abaixo) mostra como as ações desenvolvidas nos últimos meses pelas polícias Militar e Civil e pela Secretaria de Defesa Social (Seds) conseguiram “puxar para baixo” a curva de homicídios.
O mês de agosto deste ano teve 17,73% menos registros que o mês de abril, pico do gráfico de homicídios. Os homicídios em Minas Gerais, em agosto de 2012, também foram 10,7% menores que em agosto do ano passado. Eles foram reduzidos de 328 mortes para 295.
Gráfico 1 - Evolução mensal do quantitativo de homicídios consumados em Minas Gerais
Gráfico 2 - Evolução mensal do quantitativo de homicídios consumados – Risps 1, 2 e 3
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, ressalta que, apesar do pequeno crescimento dos índices em agosto deste ano, os acompanhamentos do Comitê Interinstitucional de Monitoramento Diário dos Crimes Violentos apontam uma “redução expressiva das estatísticas de violência” em setembro – números estes que serão divulgados no último dia útil do próximo mês. “Os resultados preliminares indicam que vamos alcançar patamares de criminalidade muito baixos, próximos ou menores que os melhores resultados do ano”, ressalta.
O secretário também adiantou que estão sendo viabilizados recursos, especificamente para a Região Metropolitana, que possibilitarão, a curto prazo, a retomada da implantação de novas câmeras do Programa Olho Vivo. Nas áreas onde foram instaladas, as câmeras conseguiram reduzir de 30% e 40% a criminalidade violenta contra o patrimônio.
Cidades menos violentas
O segundo quadrimestre também apresenta reduções nos índices de criminalidade violenta do Estado e da Região Metropolitana em relação aos quatro primeiros meses do ano. Em Minas Gerais, foram 270 registros a menos de roubos consumados e tentados, sequestros, extorsão mediante sequestro, estupros e homicídios, tentados e consumados, entre janeiro e abril. Já na Região Metropolitana aconteceram 143 crimes violentos a menos no segundo semestre.
Gráfico 3 - Evolução mensal do quantitativo de crimes violentos
Divulgação dos dados
Já estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no endereço www.seds.mg.gov.br - link Estatísticas - os índices de criminalidade violenta, criminalidade violenta contra o patrimônio e homicídios, atualizados até o mês de agosto, de Minas Gerais e da Região Metropolitana.
Fonte: Agência Minas



Nenhum comentário:
Postar um comentário