Para comemorar as conquistas, o governador Antonio Anastasia, acompanhado da secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, reuniu, na manhã de hoje, 14, no auditório JK (Cidade Administrativa), representantes de 150 escolas estaduais. Durante o evento Minas É Educação - Eu Faço Parte Dessa História!, foram entregues, pelo governador, certificados Destaque da Educação Mineira para sete estabelecimentos de ensino, dentre eles duas unidades do Colégio Tiradentes - Passos e Minas Caixa.
COLÉGIOS
O Colégio Tiradentes - Unidade Passos -, com a turma do 9º ano, recebeu o 1º lugar no Idep. A diretora-pedagógica da escola, Janaína Brasileiro, credita o reconhecimento a um diferencial da escola: o envolvimento com as famílias. "Esse é um trabalho contínuo e, desde que assumi a diretoria, há um ano e meio, percebo que a referência da família é um ponto muito importante para a motivação dos estudantes. Hoje, estamos muito voltados para esse conceito e percebo que esse resultado como um desdobramento do envolvimento familiar", pontuou.
A unidade Minas Caixa foi o destaque no Proalfa, avaliação de diagnóstico do Governo de Minas. A comandante do CTPM, Tenente-Coronel Nilma, reforçou que os ganhos vêm de um parceria com os alunos. "A Polícia Militar proporciona tranquilidade à equipe pedagógica, às boas instalações e à qualidade do material didático, o que motiva os alunos. Com isso, o reflexo nos estudos flui de maneira natural. Temos uma troca e conseguimos ótimos resultados."
Há 11 anos à frente da unidade Minas Caixa, Maria Honorina Mendonça, destaca que o apoio recebido do comando da PM foi preponderante para que a escola conseguísse o bom desempenho. "É muito gratificante receber todo esse reconhecimento. A assistência que a PMMG nos proporciona contribui, e muito, para um aumento do interesse dos alunos", ressaltou.
HOMENAGEM COM MEDALHA
"É gratificante confirmar que estamos no caminho certo", foi o que disse o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Sant'Ana, ao enfatizar sua satisfação em ver o CTPM ser condecorado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, uma das mais importantes comendas do Estado. A homenagem ocorreu, na última quarta-feira, 12, em Diamantina, na presença do governado do Estado, Antonio Anastásia; da filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Maristela Kubitschek, e de autoridades civis e militares.
CERIMÔNIA
A solenidade, que marcava os 110 anos do nascimento de JK, teve início no começo da noite, na praça que leva o seu nome, próximo ao monumento do ex-presidente. Muitos moradores e pedestres se aproximavam para assistir ao um evento abrilhantado pela Banda de Música da Academia de Polícia Militar e pelo desfile da Guarda de Honra da PM, formada por cadetes da Escola de Formação de Oficiais - EFO.
Assim que chegou à praça, Antonio Anastasia foi recepcionado pelo comandante da Guarda, Capitão Frederico, que prestou o anúncio regulamentar para que, em seguida, o governador fizesse a revista da tropa. Tudo isso acompanhado pelos olhares atentos de autoridades, como o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Luís Carlos Dias Martins, além das 121 personalidades e representantes de instituições que seriam agraciados. Após a execução do Hino Nacional, o governador, acompanhado de Maristela, depositou flores no monumento para, depois, dar início à entrega das medalhas.
O orador oficial do evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, enalteceu a importância da medalha e parabenizou os agraciados. O governador homenageou os presentes, reforçando que as personalidades e instituições "contribuem muito para a prosperidade e para o crescimento do Estado".
A MEDALHA
A medalha JK, entregue anualmente desde 1996, tem o objetivo de premiar personalidades e entidades que prestam ou tenham prestado serviços de relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais e para o desenvolvimento do município, do Estado e do País.
Este ano, as duas unidades do Colégio Tiradentes (Unidades Passos e Minas Caixa, em Belo Horizonte) foram agraciadas pelo bom desempenho obtido no Ideb, criado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC para analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas redes de ensino.
Para o Cel Sant'Ana é muito gratificante o reconhecimento: "Investir em uma qualidade de ensino é fundamental para formar, além de bons profissionais, bons cidadãos e pessoas melhores. Esse ganho não é só da Polícia Militar, mas da sociedade como um todo."
A presidente da Associação Feminina de Assistência Social - AFAS, Regina Sant'Ana, acredita que valorizar o colégio é valorizar a Corporação. "Uma de minhas filhas estudou no CTPM. Sei, desde sempre, da qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de todo o Estado. Nós, da AFAS, sempre procuramos apoiar o colégio e estar sempre próximos. Essa homenagem é também estendida a toda Polícia Militar."
"Fui aluno do Colégio Tiradentes e, hoje, é uma grande honra representar Unidade e Passos em um evento tão importante. Essa medalha é fruto de um trabalho muito bem desenvolvido pela diretoria pedagógica do colégio", destacou o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ronaldo Resende, que representou o CTPM de Passos na entrega da condecoração.
(Sheila de Ângelis)
- Foto: Sgt Sérgio PM5O CTPM recebeu a Medalha JK em Diamantina
- Foto: Sgt Sérgio PM5CTPM - Unidade Passos
- Foto: Sgt Sérgio PM5CTPM - Unidade Minas Caixa
- Foto: Sgt Sérgio PM5CEL JOSÉ Geraldo, comandante da DEEAS
- Foto: Sgt Sérgio PM5CERIMÔNIA em Diamantina
- Fonte: Portal PMMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário